31 987831412
Pampulha, Belo Horizonte

Biologia da Paisagem

Folhas e flores da candeinha.

Eremanthus elaeagnos – candeinha

Origem: Brasil, especificamente nos estados de São Paulo e Minas Gerais;


Família: Asteraceae, a mesma das outras candeias;


Ecologia: espécie tropical, terrícola, endêmica do Brasil, nativa de formações savânicas abertas dentro do domínio do Cerrado, inclusive áreas de campos rupestres. Muito rústica, está plenamente adaptada à sazonalidade das chuvas na savana brasileira e consegue se desenvolver em solos rasos e pouco férteis, como é comum em topos de morro. No Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC) foi observada em enorme quantidade, especialmente nas áreas abertas e ensolaradas, de relevo plano ou mais inclinado, não raro formando grandes bosques quase exclusivos:

Candeinhas.

Candeinhas em área bastante aberta do Parque Nacional da Serra da Canastra. 21/09/2023.

Bosque de candeinhas.

Bosque de candeinhas em área íngreme e elevada do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). Reparem que elas são praticamente as únicas árvores presentes no local. 21/09/2023.

Porte: árvore ou arvoreta ramificada, de pequeno porte, eventualmente tão baixa quanto simples arbustos. As observações de campo no Parque Nacional da Serra da Canastra (município de São Roque de Minas - MG) indicaram indivíduos entre 1 e 3 m de altura, apenas. Pode ser considerada uma candeia de menor porte:

Porte da candeinha.

Porte característico da candeinha na trilha do Cerrado no Parque Nacional da Serra da Canastra. Foto no dia 21/09/2023.

Folhagem: folhas elípticas a lanceoladas, coriáceas, verdes a prateadas com nervuras amareladas, efeito causado por indumento na cor cinza. Tal coloração proporciona efeito ornamental à árvore, apesar de ser ausente no mercado de paisagismo;

Floração: inflorescências típicas da família, em capítulos na cor creme a ligeiramente róseos, sem relevância ornamental, porém geram frutos facilmente carregados pelo vento. No Parque Nacional da Serra da Canastra, foram observadas durante o começo da primavera:

Folhas e flores da candeinha.

Folhas e flores da candeinha, formadas durante o começo da primavera no Parque Nacional da Serra da Canastra. 21/09/2023.

Frutificação: cipselas pubescentes;


Uso paisagístico: a candeinha não apresenta tradição no paisagismo, porém pode ser empregada em trabalhos temáticos dos campos rupestres e, em ambiente urbano, apresenta valia pelo seu pequeno porte - o que não danifica passeios ou a fiação elétrica - porém vale considerar sua limitação no fornecimento de sombra

Deixe um comentário