31 987831412
Pampulha, Belo Horizonte

Biologia da Paisagem

Campos dominados por capim-gordura.

Melinis minutiflora – capim gordura

Outros nomes populares: catingueiro, capim-catingueiro, meloso, capim-melado, capim-gordo, capim-meloso;

 

Origem: Naturalizada;

 

Família: Poaceae;

 

Ecologia: o capim-gordura é uma espécie perene, de crescimento agressivo, exótica naturalizada em todos os domínios de vegetação do Brasil, principalmente nas formações campestres e savânicas, como os campos rupestres e campos de altitude, inclusive em área antrópica. É particularmente danoso ao Cerrado, presente em várias de suas Unidades de Conservação, onde tem causado significativo impacto sobre a flora nativa, como a redução da riqueza e número de indivíduos de dicotiledôneas e a redução das populações de monocotiledôneas.

 

Altera o micro-clima das áreas invadidas, aumentando a umidade do ar e diminuindo a luminosidade ao nível do solo. Além de causar sombreamento sobre outras espécies nativas (processo que diminui a taxa reprodutiva delas), o capim-gordura constitui biomassa combustível extra para a ocorrência do fogo durante o período suscetível, tornando-o mais intenso e abrangente que o fogo natural do Cerrado.

Capim-gordura sem flores.

Capim-gordura sem flores no final de maio (outono) junto a florestas no Parque das Mangabeiras (BH).

Grande maciço de capim-gordura.

Grande maciço de capim-gordura florido durante o inverno no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte - MG. Foto em 08/06/2023.

Campos dominados por capim-gordura.

Campos dominados por capim-gordura no Parque Estadual Serra do Rola Moça. 10/06/2022

Grande maciço de capim-gordura.

Grande maciço de capim-gordura florido durante o inverno (junho) na APA Parque Fernão Dias (Contagem - MG).

Em Minas Gerais, são documentados problemas com esta espécie no Parque Estadual Serra do Rola Moça, Monumento Natural Peter Lund, Monumento Natural Gruta Rei do Mato, Parque Estadual do Rio Preto, Parque Estadual Itacolomi, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional da Serra da Canastra, Reserva Biológica Municipal Santa Cândida e na Serra do Curral, em Belo Horizonte. Também há registros em Unidades de Conservação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Porte: gramínea de porte moderado (30 cm a 1,5m de altura), que forma densas colônias com o tempo;

Folhagem: folhas lineares, típicas da família, pilosas, marcadas por odor característico, nas cores verde a prateada;

Floração: florescimento massivo, causado inflorescências arroxeadas contrastando com as folhas prateadas, é difícil de não ser notada;

Uso paisagístico: apesar da floração muito ornamental, deve ser evitada em áreas próximas de Unidades de Conservação ou áreas naturais, devido ao elevado potencial invasor da espécie.

 

Literatura:

ROSSI, R. D. Universidade Federal de Minas Gerais - Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Biologia Geral. Capim‐Gordura (Melinis minutiflora) no Parque Estadual da Serra do Rola‐Moça Impactos na Comunidade de Plantas, Alterações do Micro‐clima, Características do Fogo e Características reprodutivas. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VNJKX/1/disserta__o___rafael_drumond_rossi___final.pdf. Acesso em 17/06/2022.

Deixe um comentário