Biologia da Paisagem

Curiosa formação rochosa do parque.

Parque Natural Municipal das Andorinhas

O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada no município histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais. Desde julho de 2005, preserva 514 ha de Mata Atlântica, em diferentes fisionomias do domínio, uma vez que a área apresenta declividade significativa e bastante afloramentos rochosos. Diferente do Parque Estadual do Ouro Branco, é gerido a nível municipal (Secretaria de Meio Ambiente do Município de Ouro Preto).

Está localizado na bacia do Rio São Francisco e, em seu interior, passa o rio das Velhas, o maior afluente do São Francisco e principal corpo d’água que passa pela capital Belo Horizonte e que garante o abastecimento da metrópole. O clima é tropical de altitude, com verão fresco e chuvoso e inverno frio e mais seco e o relevo é bastante acidentado, o que garante boa variedade de fitofisionomias ao longo da UC.

Por todo seu potencial biótico, turístico e cênico, a unidade tem como objetivos:

Resguardar e proteger as nascentes que formam a Cachoeira das Andorinhas e a cabeceira do Rio das Velhas; Resguardar e proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais; Resguardar os atributos cênicos e paisagísticos; Proteger integralmente os recursos culturais e naturais com objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos.


O parque está presente no domínio da Mata Atlântica, portanto apresenta vegetação predominantemente florestal, em sua versão estacional semidecidual, menos densa que a do litoral, mas a grande presença de pedras e substrato mais drenado promove grande variabilidade das fisionomias. Ao andar pela unidade, é possível observar formações mais savânicas e florestas baixas, scom alguma influência do Cerrado. Também vale destacar que seu limite sul é urbanizado.

Curiosa formação rochosa do parque.

Pedra do Jacaré, curiosa formação rochosa do Parque Natural Municipal das Andorinhas - lembra um pouco a pedra principal do filme "O Rei Leão", em que simba é apresentado à comunidade.

Vegetação típica de Mata Atlântica.

Vegetação típica de Mata Atlântica do Parque Natural Municipal das Andorinhas.


A UC está localizada dentro dos limites da APA Cachoeira das Andorinhas, além de ser limítrofe às Áreas de Proteção Fazenda da Brígida e Morro da Queimada. Entre as espécies da flora, podemos citar as embaúbas (Cecropia sp.), samambaiaçus (Dicksonia sellowiana) e as canelas-de-ema (Vellozia sp.), entre outras. A fauna pode ser destacada por meio de espécies endêmicas de aves e répteis.

Além de mirantes, o parque oferece grandes belezas cênicas, piscinas naturais, poços, cachoeiras (como a que dá nome à UC), quadras para esportes e espaços para eventos, tudo moldado pela serra de Ouro Preto e do Veloso.

Grande samambaiaçu.

Grande samambaiaçu em área úmida e sombreada do parque.

Paisagem do parque.

O parque oferece belos cenários paisagísticos!

Fitofisionomia sobre as pedras.

Sobre as pedras, o domínio da Mata Atlântica ganha fisionomias muito diferentes!

Mapa do Parque Natural Municipal das Andorinhas.

Em vermelho, localização do Parque Natural Municipal das Andorinhas, em Minas Gerais.


Literatura: https://www.parquedasandorinhas.ouropreto.mg.gov.br.

Deixe um comentário