Biologia da Paisagem

Lago Dom Helvécio (PERD).

Parque Estadual do Rio Doce

O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral criada em julho do ano de 1944 e localizada nos municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo, no Vale do Rio Doce, leste de Minas Gerais. São quase 36.000 ha de vegetação preservada dentro do domínio da Mata Atlântica, o maior fragmento do bioma no estado. É o parque mais antigo de MG e um dos mais antigos do Brasil.


A partir da leitura do parágrafo acima, fica evidente a sua importância para a população mineira e brasileira. Como trata-se de um fragmento grande protegido há muito tempo, apresenta verdadeiras matas primárias em seu interior, com árvores centenárias gigantes inseridas em florestas altas e estratificadas, como o jequitibá, a garapa, o vinhático e a sapucaia. Apresenta aspecto denso e bem verde, o que contrasta com a vegetação da parte mais oeste de Minas Gerais.


Não à toa, um dos objetivos da unidade é ‘conservar curiosidades naturais’: 


Com o fim de conservar curiosidades naturais, impedir a modificação de aspectos paisagísticos interessantes, proteger e manter a fauna e a flora peculiares às várias regiões do Estado, preservar e regular as fontes mananciais.


Outro destaque do parque são os rios Doce e Piracicaba e os 42 lagos naturais, relativamente raros em terras tropicais, como a Dom Helvécio ou Lago do Bispo, o mais profundo do Brasil (até 40 m), em homenagem ao arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, o “bispo das matas virgens”. São habitat de muitas espécies de peixe, como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha e traíra, e fonte de material para estudos ecológicos e em limnologia.


Quanto à infraestrutura, o parque conta com portaria, capela (memorial Dom Helvécio), administração, centro de visitantes com exposição, mirante, auditório, centro de treinamento, diversas trilhas (como a Campolina, que contém uma gigante - a árvore gameleira - com suas raízes tabulares), área de camping, alojamento, restaurante, centro de pesquisa e viveiro de mudas, além de um herbário fundado na década de 80. Outra atração é o Safari Noturno, para observação do jacaré-de-papo-amarelo e mamíferos, como as onças.


Apresenta Conselho Gestor e Plano de Manejo aprovados. O clima é tropical, quente e abafado, com estação seca menos marcante em relação ao Brasil Central, porém com pluviometria levemente inferior em alguns pontos. 

Localização do PERD.

Localização geográfica do PERD em Minas Gerais.

Lago Dom Helvécio (PERD).

Lago Dom Helvécio, no PERD, durante o mês de novembro.

Raízes tabulares gigantes.

Raízes tabulares gigantes de uma gameleira na trilha Campolina, trecho de mata primária do PERD.

Deixe um comentário