Biologia da Paisagem

Jardim vertical presente na entrada de edifício.

Jardim vertical: conceito e como montar

Os jardins verticais, naturalmente, surgem como opção para o paisagismo em pequenos espaços. Na realidade apertada (literalmente!) de muita gente, especialmente em apartamentos nas grandes cidades, é natural que o jardim começe a “subir as paredes”e alcançar espaços alternativos, onde antes não havia verde.


Além dos enormes benefícios estéticos, essa modalidade paisagística traz os mesmos bônus que qualquer outro jardim: reduzem o barulho e a poluição do ar, aumentam a umidade e diminuem a temperatura. Vale dizer que esses atenuantes são bastante discretos, de forma que não vão deixar o ar de cidades como BH ou Brasília úmidos durante o inverno, por exemplo. 


Atenção
Onde tem planta, tem animal!


Essa premissa deve, sempre, ser considerada por quem quer implantar qualquer tipo de área verde. Ou seja, o jardim vertical pode atrair animais indesejados por alguns, como insetos em geral, aranhas, minhocas e diversos tipos de artrópodes. 



Como fazer?


Pode ser projetado para áreas internas (por meio de plantas de sombra ou meia-sombra) ou externas (jardins ensolarados) mas, em todos os casos, deve ter boa iluminação natural e ventilação - nada de implantar um jardim vertical no escuro ou em locais muito fechados! O ar condicionado seca muito o ar e atrapalha o desenvolvimento das plantas.


Podem ser montados com os vasos aparecendo ou não, de acordo com sua preferência e de quanto o suporte é decorativo. Caso queira que os vasos não apareçam, deve-se colocá-los próximos uns dos outros e utilizar plantas robustas o suficiente para haver sobreposição das mesmas, como samambaias e aspargos. De preferência, utilizar vasos de cor parecida com o suporte neste caso.


Não existe certo ou errado, tudo depende do contexto, porém, como sugestão, a distância entre os vasos pode ser de 25 a 35cm.


Estruturas e materiais:


  • Treliças - metais, bambus ou madeiras;

  • Quadros vegetais – fibras de côco;

  • Telas presas à parede - metais;

  • Blocos de concreto ou cerâmica;

  • Sistema Wall Green;

  • Recipientes e placas de fibra de côco;.



Acessórios


  • Lona ou outro material para impermeabilização;
  • Ganchos;
  • Preferência por metal galvanizado.


A irrigação pode ser manual, semi automática ou totalmente automatizada. Confira aqui as espécies que você pode utilizar no seu jardim vertical.


Abaixo, seguem alguns exemplos:




Deixe um comentário