Biologia da Paisagem

O parque e suas belas montanhas.

Parque Estadual Serra do Rola Moça

Criado em 1994 (decreto estadual 36.071), o Parque Estadual Serra do Rola Moça (PESRM) é o 3° maior parque urbano do país, com pouco mais de 4000 hectares, e abrange os municípios de Belo Horizonte (Barreiro), Ibirité, Brumadinho e Nova Lima. É administrado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas). Seu nome é uma homenagem ao escritor Mário de Andrade. 


Como abriga 6 mananciais de água que abastecem parte da RMBH, de forma que tem a seguinte missão: 


Preservar e conservar os mananciais e os campos ferruginosos, buscando a harmonia entre as atividades da comunidade e a proteção da biodiversidade.


Localizado na confluência das serras do Curral, da Moeda e dos três Irmãos, o parque apresenta relevo acidentado e altitudes que superam os 1400m e apresenta alguns mirantes: Mirante Três Pedras, Mirante dos Planetas e Mirante Morro dos Veados.


O PESRM faz parte do mosaico de Unidades de Conservação inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) e abriga fitofisionomias como matas ciliares, Cerrado e Campos Rupestres. A canela-de-ema (Vellozia sp.) é muito comum, por isso é a espécie símbolo do parque. Entre a fauna, podemos citar o lobo guará, a lontra e o mico-estrela.

O parque e suas belas montanhas.

O parque e suas belas montanhas, com BH ao fundo.

Parque Estadual Serra do Rola Moça.
Montanhas e vegetação do PESRM.

Montanhas e vegetação típica de Cerrado do PESRM.

Capim gordula no PESRM.

Embora exótico, o capim-gordura cria paisagens bonitas no PESRM.

Parque Estadual Serra do Rola Moça

Deixe um comentário