Biologia da Paisagem

Parque das Águas.

Parque das Águas (Ecológico Roberto Burle Marx)

Inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça e inaugurado em dezembro de 1994, o parque tem área de 176.000m², localizado no bairro Flávio Marques Lisboa, região do Barreiro, em Belo Horizonte. Em vários pontos, a altitude supera os 1000m e é possível avistar a Serra que emoldura o Parque Estadual Serra do Rola Moça. 

Apresenta um pequeno lago e abriga o córrego do Clemente, que nasce na Serra do Rola Moça e é um afluente do Rio Arrudas (bacia do Rio São Francisco). 

Quanto à vegetação, é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar, e espécies como copaíbas, mognos, lobeiras, aroeiras, pequis, paineiras, jacarés, ingás e jatobás. Além de grande quantidade de espécies ornamentais, nativas e exóticas, nas áreas de maior público, apresenta porções dominadas por ecossistemas naturais modificados, das fitofisionomias indicadas acima.

Parque das águas.

No entanto, contém, também, áreas dominadas por pinus e leucenas, espécies exóticas invasoras (principalmente as leucenas), além dos girassois-mexicanos, espécie naturalizada no Brasil, que produz uma flor amarela grande e ornamental, que tem potencial de colonizar amplas áreas - o que acontece no parque. Em todos os casos, a predominância destas espécies alteram localmente a paisagem.

Leucenas no Parque das Águas.

Leucenas dominam uma parte do Parque das águas e alteram completamente a paisagem natural.

Parque das Águas.

Parque das Águas, com a Serra do rola-Moça ao fundo.

Parque das águas.

Vista de uma área elevada do parque, a cerca de 1100m de altitude, com detalhe para uma população de pinus que domina uma porção do parque, no centro da imagem.

Lago do parque das águas.

Pequeno lago localizado no Parque das Águas.


Deixe um comentário