A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) compreende um complexo de cidades presente na região central do estado de Minas Gerais, próximo ao paralelo 20ºS. Tal latitude apresenta características climáticas predominantemente tropicais, com calor ao longo do ano, porém sujeita a tempo mais fresco, com noites frias e eventuais ondas de frio entre maio e agosto. Durante parte do outono e no inverno, o tempo é seco e ensolarado, com as chuvas aumentando ao longo da primavera e caindo com força nos meses de verão.
A região apresenta altitudes entre 600 e 1700m - a maioria das áreas acima de 800m - de forma que as temperaturas são um pouco mais baixas que nas áreas de mesma latitude no ES e MS, por exemplo. O relevo é irregular, com colinas que encerram vales por toda a vista (padrão chamado de "mar de morros") e isso explica, em parte, a distribuição das espécies e fitofisionomias na região. Feita a contextualização climática e altimétrica, vamos para a vegetação - que nada mais é que uma consequência das condições relatadas acima.
A RMBH está na interseção dos biomas Mata Atlântica a leste - em sua versão semi decidual, ou seja, mais aberta, diferente da Mata Atlântica próxima do litoral, que é muito densa e úmida - e Cerrado a oeste. Há um misto de formações florestais mais ou menos abertas, com árvores de porte variado, porém não muito altas, que formam dossel em muitos lugares.
Em geral, matas mais fechadas formam-se nos vales e encostas, nas elevações, observa-se um padrão mais próximo do cerrado típico e, nas cristas das serras (principalmente nas elevações acima de 900m), aparecem fitofisionomias mais específicas, como os campos de altitude e os campos rupestres, inclusive na área do município de BH (Serra do Curral).
Em análise generalista, portanto, é possível afirmar que a Região Metropolitana tem vegetação predominantemente florestal, porém com frequentes manchas de cerrado, formações mistas entre elas e alguns campos. As florestas podem ser mais abertas (semideciduais) ou mais fechadas, como em vales e em Áreas de Preservação Permanente: