Biologia da Paisagem

Grande quantidade de Kaizucas em sequência na rua Expedicionário Mário Alves de Oliveira, em BH.

Juniperus chinensis ‘Torulosa’ – pinheiro kaizuca

Origem: China e Japão;

Família: cupressaceae;

Ecologia: planta dioica, típica de áreas ensolaradas de regiões temperadas, em que as 4 estações do ano são evidentes: da neve invernal ao calor do verão. Vive melhor em locais frios, porém pode ser plantada nos trópicos, desde que não falte água, eolera salinidade. É uma variedade do Juníper-chinês (Juniperus chinensis), diferenciando-se pelo formato da copa e por formar um feixe de raminhos no ápice;

Porte: pode alcançar 6m de altura, em ramagem vertical, na forma de coluna retorcida, de aspecto luxuoso. Inicialmente, forma copa na forma de um cone denso e adquire aspecto mais colunar e irregular com o tempo. A casca é sulcada;

Folhagem: folhas pequenas pontiagudas ou escamosas, que conferem aspecto bastante denso, permanentes e aromáticas. Quando a planta morre, adquire aspecto completamente amarelado:



Floração: inflorescências discretas, globosas, sem valor ornamental relevante;

Cuidados: em locais tropicais, os períodos mais quentes devem ser acompanhados por reforço nas regas, especialmente quando a planta é jovem. Não deve ser podada.

Uso paisagístico: planta ideal para espaços luxuosos e jardins temáticos de estilo oriental ou europeu, principalmente isolada, mas também como renques ou cercas-viva. De crescimento lento a moderado, adapta-se muito bem aos vasos, inclusive é bastante utilizado na arte do bonsai. 

Deixe um comentário