Você já notou que, por baixo de algumas árvores pode se formar um “tapete” colorido resultante da queda de suas flores? Qual espécie plantar para produzir esse efeito no jardim? A seguir, você encontrará muitas imagens ilustrativas, algumas dicas e sugestões sobre essa característica nada convencional da arborização urbana.
Algumas árvores, nativas do Brasil ou exóticas, devido à intensa floração, conseguem produzir tapetes coloridos sob sua copa após a segunda metade do período de floração, quando as flores envelhecem e caem em massa. Esta característica é mais marcante nas espécies que apresentam florações intensas e curtas, como os ipês, uma vez que a copa precisa estar carregada de flores para o efeito ser relevante.
É um atributo estético adicional destas espécies que, além da concentração de cores acima, forma um relvado extra embaixo. É interessantíssimo para tirar fotos de ocasiões especiais (noivado, gravidez, aniversário, entre outros) e compartilhar bons momentos, como piqueniques e rodas de conversa.
Entre as espécies em que este efeito é possível, estão os ipês (branco, roxo, amarelo e rosa), a quaresmeira e a cássia-rosa. Algumas outras, como a dama-da-noite (Murraya paniculata), o flamboyant (Delonix regia) e a bisnagueira (Spathodea campanulata), também podem formar um tapete sobre si, porém em menor intensidade e em menos indivíduos:
Embora esta característica não seja muito considerada no momento de escolha de uma espécie ornamental para plantio, é uma dica valiosa do ponto de vista paisagístico, que pode agradar bastante alguns amantes da natureza. Após o espetáculo das flores, o tapete colorido torna-se uma surpresa extra, um bônus!