Biologia da Paisagem

Limões-galegos verdes a amarelos.

Citrus sp. – limoeiros

Outros nomes populares: laranjas, limões, limas, mexericas, cidras e pomelos;


Origem: diversa, mas em geral na Índia, China, Vietnã e adjacências; 


Família: Rutaceae; 


Ecologia: Citrus sp. é um gênero botânico de enorme relevância comercial devido aos seus frutos muito consumidos no mundo inteiro, como laranjas, mexericas, limões, limas e cidras, nas suas numerosas variedades. No Brasil, a laranja é a fruta mais consumida depois da banana e o país é o maior produtor e exportador mundial de suco simples e concentrado congelado, o que dá à laranja o maior valor de produção no agronegócio da fruticultura nacional. De cada dez copos de suco de laranja consumidos no mundo, oito são brasileiros. 


A planta comercial de citros é formada por dois indivíduos distintos: a copa, parte aérea que produz os frutos, e o porta-enxerto, que corresponde às raízes e à porção inferior do tronco. O porta-enxerto é responsável pela sustentação e adaptação da planta ao ambiente de cultivo.  É assim que se vende e compra indivíduos de Citrus sp. no mercado.


Há certa imprecisão da literatura sobre as espécies e variedades de limão, até pela confusão causada pelo excesso de nomes populares. O limão-cravo, por exemplo, não é considerado Citrus limonia (ou Citrus X limonia) em toda a literatura consultada e pode ser entendido como uma variedade do limão-siciliano. Já o comercial limão-tahiti pode ser identificado como Citrus  X latifolia  ou como uma variedade do limão-galego (Citrus aurantiifolia). 


Resumo


Porte: árvores e arvoretas ramificadas e de porte baixo, em geral menos de 5 m de altura; 


Folhagem: folhas simples, alternas, verde-escuras, lanceoladas a elípticas, marcadas por pontuações translúcidas no limbo e por margens crenadas; 


Floração: flores brancas a róseas, abertas, atrativas para abelhas, de baixa relevância ornamental; 


Frutificação: o fruto de citros, conhecido como baga, pode ter polpa doce, como são os casos da laranja e da mexerica, ou ácida, os limões e limas. No Brasil, o que se chama de limão é, tecnicamente, lima ácida (galego, cravo, ‘Tahiti’), com sua típica casca verde, amarela ou alaranjada. No resto do mundo, os limões são os frutos chamados no Brasil de limão siciliano, com casca amarela e o mamilo apical:

Uso paisagístico: todas as espécies de Citrus sp. são adequadas para bosques e pomares de jardins residenciais e sítios, inclusive em área urbana, especialmente com finalidade de produção dos frutos de forma orgânica e gratuita. 

Lemoeiro-cravo em jardim residencial.

Lemoeiro-cravo presente em jardim residencial na praça Bagatelle  (Pampulha/BH). 24/01/2022

Limoeiro-cravo em parque.

Limoeiro-cravo presente no Parque Ecológico da Pampulha (BH). Repare no gramado como um relvado verde, característica do verão na cidade. 10/02/2022

Arvoreta de limão-galego.

Arvoreta de limão-galego florida durante o final do verão em Belo Horizonte - MG. 23/03/2024

Deixe um comentário