Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada na região leste de Belo Horizonte, na base da Serra do Curral, ao lado do Parque Municipal das Mangabeiras. Administrada pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas), em parceria com a Fundação Benjamin Guimarães (FUNDAMIG), Fundação de Parques Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte e Brigada 1, faz parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e da Área de Proteção Ambiental Estadual Sul RMBH, compondo assim, um grande corredor ecológico para a região metropolitana.
Em 1932, foi criado o Jardim Botânico na Fazenda da Baleia, para estudar a flora de Minas Gerais e a aclimatação de plantas de valor econômico, e o estabelecimento de zonas de vegetação típica ou endêmica, destinadas a estudos ecológicos e fitogeográficos. É o início do estabelecimento de áreas protegidas no estado mineiro. O Parque propriamente dito só foi criado em 23/07/1981 e ajuda a conservar a paisagem de Belo Horizonte. Seu nome deriva de uma formação rochosa em seu interior que lembra o corpo de uma baleia.
Assim como todos os fragmentos florestais da região, apresenta vegetação típica de áreas de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, como florestas estacionais e matas de galeria nos vales, aumento gradativo da prevalência de savanas gramíneo-lenhosa nas encostas e campos rupestres nos pontos mais altos. Ou seja, à medida que a altitude aumenta, a densidade das árvores diminui e a vegetação passa a apresentar-se mais campestre, condição muito parecida com o observado nos Parques das Mangabeiras e da Serra do Curral.
Para mais informações referentes à visitação, consultar o IEF.
Nas imagens contidas neste artigo, o Parque propriamente dito encontra-se montanha acima e se estende adiante (não visível nas fotos). A área de vegetação no 1º plano das fotos, o que inclui o Hospital da Baleia, embora seja uma área de preservação ambiental restritiva pelo Plano Diretor de Belo Horizonte, não faz parte do Parque Estadual Floresta da Baleia, que está registrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).