Biologia da Paisagem

Samambaiaçu em sub-bosque florestal.

Curupira, o guardião da floresta

Curupira é um personagem mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião ou protetor das florestas, das árvores e dos animais. A lenda, relatada pelo padre jesuíta José de Anchieta no século XVI e por outros posteriormente, surgiu e se popularizou na região norte do Brasil provavelmente antes do descobrimento, entre os indígenas amazônicos brasileiros que tinham pavor de um ser que punia quem fizesse mal às florestas. Seu nome vem do tupi-guarani e significa “corpo de menino”.  


Apresenta tamanho pequeno (às vezes relatado como um anão), cabelos vermelhos cor de fogo (ou mesmo o próprio fogo), dentes afiados, pés virados para trás - que proporciona pegadas ao contrário - assobios ensurdecedores, corrida acelerada e anda segurando uma lança. As características físicas de Curupira podem mudar de acordo com a região, ou seja, ele pode ser maior, careca, peludo, ter olhos verdes e dentes azuis.  


No entanto, independente destas variações, os atributos dele facilmente confundem e desorientam caçadores e lenhadores que destroem a floresta, fazendo-os se perderem na floresta e esquecerem o caminho – mas não aqueles que usam os recursos da mata para se abrigar, matar a fome ou sede, por exemplo. Também é chamado de “caapora”, “caipora”, “currupira”, “duende selvagem”, “demônio”, entre outros. 


Diz a lenda que Curupira anda sobre uma queixada, vive dentro de uma árvore e gosta de ganhar comida, fumo e cachaça em forma de oferenda, motivo pelo qual os indígenas oferecem presentes para acalmá-lo. Até os dias de hoje é possível encontrar seringueiros e outros extrativistas que oferecem comida, bebida ou objetos ao Curupira quando adentram na floresta. Devido à sua força física e agilidade sobrenaturais, nunca foi capturado. É dito, ainda, que ele é amigo do Saci Pererê e que, juntos, cuidaram tão bem da mata que a Amazônia tornou-se a maior floresta tropical do planeta.  


Vocês sabem que o Curupira é real e está por aí, né? Ele protege a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e os Pampas! Apesar de ser o “guardião das florestas”, ele também tem o hábito de fiscalizar quem degrada e destroi nossas savanas, nossos campos, nossas águas e nossos afloramentos rochosos. É o ambientalista mais antigo do Brasil! Em São Paulo, é legalmente reconhecido como Símbolo Estadual de Guardião e Protetor das Florestas e dos animais através do projeto de lei 558 de 1968. Tem até um dia só pra ele, 17 de julho, o “Dia do Curupira”. 


Em qual árvore o Curupira vive? 

Não se sabe ao certo mas, a partir das pistas fornecidas pela lenda, dá para a gente ter uma ideia. Vamos lá: 


  1. Por mais que ele seja pequeno, morar dentro de uma árvore exige um tronco muito robusto e largo – o que já exclui a maioria das espécies; 
  2. Ele é conhecido da Região Norte, portanto vive dentro do domínio da Amazônia brasileira, especialmente nas matas mais densas; 
  3. Ainda, é provável que viva em uma floresta, o que exclui as fisionomias não florestais deste bioma e as espécies arbóreas presentes nas savanas e nos campos.  


Particularmente, acredito que que ele gosta muito de um ipê branco, mas pelo exposto acima, seria a sumaúma? Uma figueira? O chichá? O que vocês acham? 

Floresta de cerrado (Cerradão).

Cerradão, formação florestal do cerrado protegida pelo Curupira - Parque Estadual do Rio Preto (MG) =D. 17/08/2024

Samambaiaçu em sub-bosque florestal.

Mas ele gosta mesmo é das matas densas. Parque Nacional da Serra do Gandarela - Rio Acima (MG).

Literatura

BRASIL. Ricardo Moreira Figueiredo Filho. Ministério da Educação (org.). Curupira. Brasília: Mec, 2020. 16 p. Coleção Conta pra Mim. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-mim/livros/versao_digital/curupira_versao_digital.pdf. Acesso em: 02 abr. 2025  


BUTANTAN. Portal do Butantan. Conheça a história do curupira, o defensor das árvores e dos animais: uma estátua do personagem do folclore brasileiro compõe o novo espaço do parque da ciência do instituto butantan. Uma estátua do personagem do folclore brasileiro compõe o novo espaço do Parque da Ciência do Instituto Butantan. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/bubutantan/conheca-a-historia-do-curupira-o-defensor-das-arvores-e-dos-animais. Acesso em: 02 abr. 2025. 


SILVA, Daniel Neves. "Curupira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/curupira.htm. Acesso em 02 de abril de 2025. 


SOUZA, Carolina Rodrigues da Silva. Os amigos da floresta. 13 p. Projeto Coruja Garatuja. Disponível em: https://ler.amazon.com.br/?ref_=ku_ap_rw_cr_rdnw&asin=B0CVLMJY55. Acesso em: 02 abr. 2025. 


TURMA DO FOLCLORE. Curupira. Disponível em: https://turmadofolclore.com.br/a-turma-curupira/. Acesso em: 02 abr. 2025. 

Deixe um comentário