Biologia da Paisagem

Estalactites, estalagmites e colunas.

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

O Monumento Natural Gruta Rei do Mato (MNGRM) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada no município de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. Desde agosto de 2009, ano de sua criação, são pouco mais de 140 hectares de vegetação campestre a florestal, além de uma caverna, preservados dentro do domínio do Cerrado. Além de campos limpos, campos sujos e o cerrado estrito, a UC também apresenta florestas estacionais semideciduais, já sob alguma influência da Mata Atlântica. 

Mapa do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.

Mapa do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.


A flora é bastante variada e apresenta, dentre muitas outras espécies, o ipê-amarelo, a bromélia-do-cerrado, o gonçaleiro, a pindaíba-vermelha, a peroba-rosa, a macaúba, o coco-de-quaresma, o araticum e o mandiocão. Apesar de permanecerem ofuscadas pela riqueza espeleológica local, fauna e flora têm destaque nos objetivos da UC. 


Está localizada na Bacia hidrográfica do Rio São Francisco, em clima tropical típico, semelhante ao do Brasil Central. É uma UC bastante inserida em contexto urbano, já que está contígua à cidade de Sete Lagoas e próximo de seu centro (cerca de 5 km em linha reta). Em sua área de visitação, apresenta iluminação artificial, circuito de passarelas e um receptivo turístico, com bilheteria, lanchonete, loja de artesanato, banheiros, sala de exposição permanente e auditório, além de um estacionamento externo.

Visita na Gruta Rei do Mato.

Dia de visita guiada na Gruta Rei do Mato. 18/10/2019

Estalactites, estalagmites e colunas.

Estalactites, estalagmites e colunas na Gruta Rei do Mato. 04/05/2025

Contém uma das cavernas mais visitadas do Brasil, seu recurso e valor fundamental mais valioso, e está inserida na região chamada de Carste de Lagoa Santa e na Rota das Grutas Peter Lund, programa turístico do Governo de Minas na região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo, esta última inserida em contexto de matas secas. São importantes vestígios de ocupação humana pré-colonial. 


De acordo com o IEF (2025), “O Carste de Lagoa Santa é uma formação geológica e geomorfológica com rochas sedimentares como calcário e dolomito. As feições superficiais apresentam paredões calcários lineares, maciços rochosos aflorantes ou parcialmente encobertos, lagos associados às dolinas ou em planícies rebaixadas, e canais subterrâneos e sumidouros.” 


A Gruta Rei do Mato apresenta espeleotemas raros, nos mais diversos formatos, como em couve-flor ou brócolis (este último devido à cor verde das algas que surgem por causa da iluminação artificial associada à umidade local). Abriga relevantes vestígios arqueológicos e paleontológicos, formações de estalagmite, estalactite e colunas raras, como as “Torres Gêmeas”, uma dupla de colunas paralelas muito parecidas entre si, semelhantes às torres gêmeas americanas que caíram durante o atentado de 11/09/2001, formação única no mundo.  

Torres Gêmeas, colunas paralelas muito próximas que lembram as torres gêmeas americanas. 04/05/2025

Torres Gêmeas, colunas paralelas muito próximas que lembram as torres gêmeas americanas. 04/05/2025

Salão com diversos espeleotemas.

Salão com diversos espeleotemas, como estalactites, estalagmites e colunas. 04/05/2025

Também podem ser encontradas cristais de calcita, cortinas (por causa da deposição de calcário), coraloides (pequenos pontos ou protuberâncias brancas nas paredes) e helictites, formações menores e retorcidas. Apresenta ocorrência relevante de fósseis, motivo pelo qual o dinamarquês Peter W. Lund, em 1840, iniciou explorações e estudos no local. Porém, somente em 1973, foi mapeado pela Sociedade Excursionista e Espeleológica. 

Gruta Rei do Mato.

Impressionante nível de detalhamento das formas esculpidas nas pedras na Gruta Rei do Mato. 18/10/2019

Helictites.

Formações de helictites. 04/05/2025

Detalhe de um coraloide.

Detalhe de um coraloide. 04/05/2025

A gruta (cavidade natural subterrânea) propriamente dita tem 998 m de extensão, uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, porém somente 220 m são abertos à visitação, e apresenta significativo volume dos seus condutos e salões. A área não visitada é importante para manter os processos ecossistêmicos locais preservados da intensa visitação humana, uma vez que trata-se de um espaço limitado, peculiar e muito específico, insubstituível para os seres que ali habitam. É possível visitar, ainda, a Grutinha, um sítio arqueológico com pinturas rupestres localizada 50 metros abaixo da entrada da Rei do Mato. 


Objetivo do MNGRM: Preservação da fauna e da flora, dos monumentos naturais que compõem o conjunto paisagístico, bem como as grutas e abrigos, contendo vestígios paleomeríndios e jazidas arqueológicas ou pré-históricas. A UC possui plano de manejo e conselho consultivo, que ajuda nas tomadas de decisão. 


Diz a lenda que o nome da UC deriva de um suposto homem que habitava a floresta ao redor e a gruta. Não se sabe exatamente suas características - há duas versões, uma diz que era alto, loiro, de cabelos e barbas longas e a outra menciona um homem magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato - porém, independente de como ele era, teria sido apelidado de “rei do mato”, inclusive pelo fato de um dia ter entrado na gruta para se esconder e nunca mais ter sido encontrado. 


A visita é guiada, custa R$30,00 (preço atualizado em 2025) e pode ser feita todos os dias, das 8:30h às 17h, sendo a última saída para a Gruta Rei do Mato as 16h. O contato com a administração da UC pode ser feito pelo email contato@grutareidomato.com.br. Para mais orientações, visite o site do IEF ou do Circuito das Grutas

Deixe um comentário