Biologia da Paisagem

Sempre-viva.

Parque Estadual da Serra de Ouro Branco

O Parque Estadual Serra de Ouro Branco (PESOB) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral criada em setembro de 2009, que abrange os municípios de Ouro Branco e Ouro Preto, a cerca de 70 km da capital Belo Horizonte (MG). São pouco mais de 7500 ha de vegetação campestres, savânica e florestal preservados dentro do domínio da Mata Atlântica, embora haja grande influência da altitude na formação de campos rupestres dentro da área. 

Mapa com a localização do Parque Estadual Serra do Ouro Branco.

Mapa com a localização do Parque Estadual Serra do Ouro Branco.

Localizado nas bacias do Atlântico Sudeste e São Francisco (Córrego Água Limpa, Ribeirão Soledade e Rio da Ponte), apresenta clima tropical de altitude, bastante amenizado em relação ao Brasil Central ou Norte de Minas, porém com distribuição de chuvas semelhante (concentradas entre a primavera e o verão). 


A flora é influenciada pela presença dos campos rupestres, como canelas-de-ema e sempre-vivas, porém há grande presença de espécies herbáceas e arbóreas. 


Objetivos de criação da UC: “Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.” 

Sempre-viva.

Sempre-viva em área campestre do Parque Estadual Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais. 28/01/2021

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a direção do parque pelo e-mail: parqueserradoourobranco@meioambiente.mg.gov.br.  

Deixe um comentário