Biologia da Paisagem

Floresta de cerrado (Cerradão).

Cerradão, a floresta de cerrado

Fisionomia florestal típica do cerrado, com aspectos xeromórficos, também chamada de savana arborizada ou savana florestal. Para olhos treinados, é facilmente distinguida de outras formações florestais, como matas ciliares ou de galeria, florestas ombrófilas e florestas estacionais semideciduais, tanto visualmente (via morfologia geral) quanto pela composição de espécies. 

Apresenta diversas espécies caducifólias, ou seja, que perdem parcial ou totalmente suas folhas durante o inverno. No interior da floresta, observa-se árvores de grande porte com troncos retilíneos junto de árvores menores e mais tortuosas e alguns indivíduos tombados, que formam um dossel mais ou menos contínuo. Diferente das florestas da Mata Atlântica, o sub-bosque é ausente ou, se considerado, é bem mais lenhoso, com escassa vegetação herbácea, formado predominantemente pelas árvores menores e tortuosas, que apresentam tronco grosso. É uma floresta mais baixa, que pode ser densa, porém forma um dossel de menos de 10 m de altura. 

Cerradão no Parque Estadual do Rio Preto

Cerradão no Parque Estadual do Rio Preto - São Gonçalo do Rio Preto (MG). 17/08/2024

Filosoficamente - e aqui trata-se de uma divagação deste autor - entrar no cerradão é sentir a máxima expressão do Cerrado, uma vez que, embora florestal e denso, não deixa de ser Cerrado, pelo aspecto rústico, pelos troncos retorcidos, pela frequente cortiça nos troncos suberosos das arvores e até um aspecto desorganizado da floresta, causado pelos troncos tortuosos atravessados. No nível do chão, olhar para um cerradão é observar uma proporção tronco/folhagem mais alta que o observado em outras florestas, ao menos durante o inverno. É uma floresta diferente das outras, afinal, com características muito particulares. 

Árvore tombada em cerradão.

Árvore tombada, de tronco grosso e tortuoso em formação de cerradão no Parque Estadual do Rio Preto - MG. 17/08/2024

Área de cerradão.

O cerradão pode ter aspecto um tanto desorganizado. Parque Estadual do Rio Preto - São Gonçalo do Rio Preto (MG). 17/08/2024

Floresta de cerrado (Cerradão).

Detalhe da floresta de cerrado (Cerradão), com destaque para a cortiça, no Parque Estadual do Rio Preto - São Gonçalo do Rio Preto (MG). 17/08/2024

Como elemento da paisagem das áreas centrais do Brasil, está associada a um regime altamente estacional das chuvas, com precipitações abundantes entre boa parte da primavera e o começo do outono e chuvas muito escassas ou mesmo ausentes entre parte do outono e o começo da primavera. As temperaturas são elevadas durante todo o ano, mas há uma sensível queda das temperaturas (principalmente noturnas) durante o outono e o inverno, especialmente nas florestas situadas mais a sul, com tardes mais amenas (ou menos quentes) e noites frescas a levemente frias. 

São bastante comuns no triângulo mineiro, mas podem estar espalhados por outros pontos de Minas Gerais e do Brasil, como nos estados de São Paulo e de Goiás. Formações florestais do tipo Cerradão foram encontradas na região de Esmeraldas (RMBH), no Parque Nacional das Emas (Goiás) e em enorme quantidade no Parque Estadual do Rio Preto (MG), onde há grandes florestas deste tipo de fisionomia. 


Entre as espécies desse tipo de formação, pode-se citar os pequizeiros (Caryocar sp.) e as pimentas-de-macaco (Xylopia sp.). 

Deixe um comentário