Biologia da Paisagem

Folhas e frutos da sacarolha.

Helicteres brevispira – sacarolha

Origem: Brasil, em vários estados, exceto o RS, SC e o oeste da Amazônia;

Família: Malvaceae;

Ecologia: espécie terrícola, nativa de formações campestres (inclusive Campo Rupestre), savânicas e florestais dentro de todos os domínios de vegetação do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal), exceto os pampas. Na RMBH, foi encontrada em formações florestais no Parque Estadual  Serra Verde (Venda Nova - BH) e na RPPN Colina dos Tucanos, em ambos casos próximo de cursos d’água, portanto em  Floresta Ciliar ou de Galeria. Também podem aparecer associadas a áreas antrópicas;

Árvore de sacarolha no Prque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte - MG.

Árvore de sacarolha no Prque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte - MG.

Porte: árvore, arvoreta ou arbusto bastante ramificado e de porte modesto;


Folhagem: folhas verdes, ligeiramente arredondadas, alternas, de margens serrilhadas;


Floração: inflorescências ornamentais, formadas por sépalas verdes e pétalas alaranjadas a róseas, as superiores diferentes das inferiores, com o pistilo muito pronunciado. Foram observadas no outono (maio, em Belo Horizonte) e primavera (outubro, na RPPN Colina dos Tucanos):

Folhas e flores da sacarolha.

Detalhe das folhas e flores da sacarolha na borda do Parque Municipal Ursulina de Melo andrade, com a avenida Altamiro Avellino Soares, em BH. Foto em 14 de maio de 2022.

Frutificação: cápsulas espiraladas muito curiosas, em formato de saca rolha (o que justifica seu nome popular) ou o clássico símbolo de fezes - compare com o emoticon das fezes do whatsapp! Foram observados tanto no inverno (PESV, em Belo Horizonte), como na transição desta estação para a primavera (RPPN Colina dos Tucanos, Sabará - MG):

Folhas da sacarolha.

Detalhe das folhas alternas da sacarolha.

Deixe um comentário