Biologia da Paisagem

Grandes eucaliptos no Parque Municipal Rosinha Cadar.

Parque Municipal Rosinha Cadar

Pequeno parque urbano localizado na região centro-sul de Belo Horizonte, no tradicionalíssimo bairro Santo Agostinho, próximo da Praça da Assembleia, um dos bairros mais antigos da capital. Desde 1994, são apenas 6,9 km² de área na região mais urbanizada e verticalizada do município, uma parte cimentada e parcialmente arborizada, outra vegetada, com baixíssima relevância ecológica para a fauna, devido ao seu pequeno tamanho e ausência de fragmento florestal, porém de alta importância para a população local, quanto ao lazer e convívio social.


A flora é formada por bambus (Bambusa sp.), tipuanas (Tipuana tipu), paineiras (Ceiba speciosa), ipês (Handroanthus sp.), mangueiras (Mangifera indica), acácia (Acacia sp.) eucaliptos (Eucalyptus sp.), além de ornamentais, como o gengibre-vermelho (Alpinia zerumbet) e os filodendros (Philodendron sp.). A fauna é composta, basicamente, por aves como  bem-te-vis, beija-flores e sanhaços, além de pequenos animais típicos da área urbana, como calangos, pombos, joaninhas e outros insetos.


É um parque urbano feito especialmente para a recreação da população com seus cães, uma vez que apresenta equipamentos próprios para esses pets, além de servir como uma grande praça de descanso para os trabalhadores da região.

Grande bambuzal.

Belíssimo bambuzal presente no Parque Municipal Rosinha Cadar, bairro Santo Agostinho / BH.

Grandes eucaliptos no Parque Municipal Rosinha Cadar.

Grandes eucaliptos no Parque Municipal Rosinha Cadar.

Deixe um comentário