O Parque Nacional da Gandarela é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada nos municípios de Rio Acima, Santa Bárbara, Raposos, Ouro Preto, Nova Lima, Mariana, Itabirito e Caeté no estado de Minas Gerais, próximo da Região Metropolitana de Belo Horizonte e parcialmente inserida nela.
Desde 14 de outubro de 2014, dia de sua criação, são 31.270,26 hectares de vegetação campestre e florestal dentro do domínio da Mata Atlântica brasileira, incluindo os campos rupestres. As florestas são, predominantemente, semi-deciduais, parecido com o que ocorre na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as espécies da flora, pode-se citar o pequi, pau-santo, murici, samambaiaçus, além de cactáceas, solanáceas e muitas outras.
Está inserida nas regiões hidrográficas Atlântico Sudeste e São Francisco, com diversos córregos, ribeirões e rios em seu interior. O clima é tropical influenciado pela altitude, portanto mais ameno que o do Brasil central. Já as chuvas têm comportamento parecido, bastante concentradas entre fins de setembro e meados de abril.
Objetivos da unidade: