Biologia da Paisagem

Represa da APA Estadual Vargem das Flores.

Área de Proteção Ambiental Vargem das Flores

A Área de Proteção Ambiental Estadual de Vargem das Flores – APA Estadual Vargem das Flores é uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável criada em 26 de Junho de 2006. Abrange a bacia hidrográfica de Vargem das Flores, com área total de 12.263 ha (122,63 km²) onde moram cerca de 100.000 pessoas, 54 Km de orla e um espelho d’água de 5,2 Km², com fragmentos dos domínios do Cerrado e Mata Atlântica protegidos. 


Diferente dos parques, a unidade permite a ocupação humana e grande parte do seu território é urbano. Vários bairros da cidade de Contagem, completamente urbanizados, fazem parte da unidade, de forma que somente 30% da área é formada por vegetação nativa, ainda assim alterada pela presença muito próxima da cidade. Infelizmente, a tendência é de redução desse percentual.

O maior motivo de sua existência é a preservação da Várzea das Flores, um dos reservatórios de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG, com 550 ha de espelho d’água. O reservatório visa a captação de água para abastecimento público para os municípios de Contagem e Betim, via represamento do Ribeirão Betim na década de 60. Recebe a água de diversos córregos do município de Contagem e, seguindo como ribeirão Betim, vai desaguar no rio Paraopeba que, por fim, chega na represa de Três Marias, formada pelas águas do Rio São Francisco.

Antes da instalação da barragem de Vargem das flores, que tem 26 m de altura, havia vegetação de campo de várzea e muito lírio-do-brejo. Parte da água segue para o encanamento da COPASA, que será usada no abastecimento de parte da população da RMBH, e a outra parte segue para o rio Paraopeba.

Na década de 70 entrou em operação e, desde então, fornece água para Contagem, Betim e Belo Horizonte, junto com os outros reservatórios da região metropolitana: Rio Manso e Serra Azul. Juntos, compõem o Sistema Paraopeba de produção de água da Copasa.


  1. favorecer a manutenção da diversidade biológica;

  2. proteger e conservar os recursos ambientais, especialmente o lago formado pela barragem de Várzea das Flores e os córregos e drenagens que para ele afluem;

  3. garantir a qualidade dos recursos hídricos existentes na APA para o abastecimento público de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH;

  4. contribuir para a ordenação do uso e da ocupação do solo, considerando a necessidade de preservação dos recursos ambientais;

  5. promover ações com vistas à recuperação de áreas degradadas.”


Atualmente, a represa encontra-se parcialmente degradada, devido à pressão de empresas para sua ocupação, com especulação imobiliária e invasões (loteamentos irregulares clandestinos) em parte de sua margem - área de preservação permanente, onde deveria haver mata ciliar de, no mínimo, 30 m de largura. 


Como em toda área metropolitana de Belo Horizonte, apresenta vegetação de Cerrado e Mata Atlântica. Muitas vezes, os fragmentos florestais desses biomas encontram-se bastante alterados pela ação antrópica, já que estão inseridos em contexto urbano, muito próximos da cidade ou mesmo em região semi-urbana ou sob urbanização incipiente. Nesse contexto, há constantes conflitos quanto ao uso da terra e forte presença de espécies exóticas e ruderais, especialmente nas bordas dos fragmentos, como leucenas, mamonas, girassol-mexicano e a margarida-mexicana.

Algumas espécies nativas presentes da área da unidade: 

  • Açoita-cavalo; 
  • Algodão bravo; 
  • Cagaiteira; 
  • Embaúbas (Cecropia sp.); 
  • Leguminosas em grande quantidade;  
  • Lobeira; 
  • Louro pardo; 
  • Mamica-de-porca; 
  • Mimosa-arbórea; 
  • Pau-jacaré; 
  • Pimenta de macaco. 

O principal meio de proteção da unidade são os trabalhos de fiscalização realizados pelas prefeituras e de educação ambiental, por meio do Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da unidade, com a população local, escolas e servidores envolvidos.

A APA Vargem das Flores, localizada nos municípios de Contagem e Betim, protege os remanescentes de Cerrado nas cabeceiras da bacia do ribeirão Betim e de Mata Atlântica em suas várzeas. Abriga espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, contribuindo para a manutenção do manancial cujo reservatório é destinado ao abastecimento público de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em suas belas paisagens, a história de ocupação rural persiste em existir, apesar da crescente urbanização, proporcionando qualidade de vida e lazer aos seus visitantes e residentes.”

- Plano de manejo da APAE Vargem das Flores
Área campestre de várzea do reservatório de Vargem das Flores.

Área campestre de várzea do reservatório de Vargem das Flores - Contagem - MG. 13/02/2024.

Lago de Vargem das Flores.

Lago de Vargem das Flores, no bairro Tupã (Contagem - MG). Detalhe para a vegetação arbórea no fundo. 02/05/2024

Represa de Vargem das Flores

Represa de Vargem das Flores, no interior da ETE da Copasa, em Betim. 21/05/2024.

Represa de Vargem das Flores.

Represa de Vargem das Flores com bom volume de água (73,6%), na altura do bairro Cruzeiro do Sul, em Betim. 21/05/2024

Deixe um comentário