Biologia da Paisagem

Flor da orquídea falenópsis.

Phalaenopsis sp. – orquídeas falenópsis

Família: orchidaceae;

Ecologia: grande gênero de orquídeas bastante duráveis e com muitas variedades hortícolas. Como muitas espécies da família, são típicas de áreas semi-sombreadas a sombreadas de sub-bosque, mais especificamente fixas sobre o tronco das árvores, de regiões tropicais, quentes e úmidas. Na realidade do comércio, em muitos casos, são produzidas em laboratório a partir de seus meristemas.

Apresenta raízes aéreas esbranquiçadas de pontas verdes, ornamentais, que necessitam de luz em baixas quantidades, motivo pelo qual devem ser cultivadas em vasos transparentes. São excelentes para avaliar a saúde geral da orquídea;

Porte: herbácea de porte baixo, típico da família;

Folhagem: folhas verdes, grandes, largas, de nervura central bastante evidente;

Floração: flores extremamente decorativas, duráveis, nas cores branco, amarelo, rosa, etc, conforme a variedade. O centro pode ser amarelado, avermelhado, entre outras cores e combinações com as flores. São sustentadas bem acima da folhagem por hastes florais. Ocorre sob temperaturas mais amenas e maior quantidade de luz:

Cuidados: além do uso de substrato específico para orquídeas, normalmente bastante aerado, é importante a aplicação eventual de fertilizantes, que podem ser foliares. A espécie deve ficar protegida do sol direto;

Uso paisagístico: é uma das principais plantas de vaso do varejo de plantas no Brasil, muito utilizadas para presentear e decorar ambientes, como casas, festas e eventos em geral.

Cultivada em vaso

Cultivada em vaso mantido sombreado na cidade de Belo Horizonte - MG

Orquídea-falenópsis sobre árvore.

Orquídea-falenópsis sobre árvore na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Orquídea falenópsis sobre árvore.

Orquídea falenópsis sobre árvore nas ruas de Belo Horizonte - MG.

Deixe um comentário