O Parque Natural Municipal Salão de Pedras é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral criada no ano de 1999, com um total de 852 hectares de área. Diferente dos Parques Nacionais, sob responsabilidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e dos Estaduais (Instituto Estadual de Florestas), este parque apresenta gestão mais local, da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, município em que está localizado.
Devido à posição geográfica e às condições de relevo e de solo, apresenta predomínio de vegetação de campo-cerrado, campo de altitude, matas de galeria e capões. Ou seja, em geral, observamos plantas rasteiras e arbustivas, com frequente afloramento de rochas entre elas e alguns pontos mais arbóreos. Tudo isso pode ser observado nas imagens a seguir:
Pertence à reserva da biosfera da Serra do Espinhaço e apresenta, além de toda beleza cênica e paisagística, balneários (como o poço das Ninfas, Poço Proibido, Poço Azul e Balneário do Baú), corredeiras e piscinas naturais, sítios arqueológicos, pinturas rupestres e blocos rochosos, que afloram do alto das colinas.
Do Salão de Pedras, vislumbra-se um belo pôr-do-sol e a magia das cores no alto da Serra do Intendente, tendo o Pico do Breu como pano de fundo. É considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática de Bouder (modalidade de escalada).