O Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral inserida no município de Conceição do Mato Dentro, região central de Minas Gerais. Criado no ano de 2007, apresenta 13500 hectares dentro dos domínios do Cerrado e da Mata Atlântica semi decidual, portanto apresenta um mosaico de fitofisionomias vegetais. Está localizada no maciço da Serra do Espinhaço e dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (reconhecida pela UNESCO em 2005) e apresenta centenas de nascentes em seu interior.
Como todo parque estadual, é gerido por servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), porém, neste caso, há uma particularidade: existe uma área interna ao PESI que é de responsabilidade da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o Parque Natural Municipal do Tabuleiro (PNMT). Ou seja, são 2 UCs juntas, o PESI sobreposto ao PNMT.
Entre as principais atrações turísticas do parque, temos a Cachoeira do tabuleiro (dentro do PNMT, que conta com ponto de apoio ao turista), a Cachoeira rabo de cavalo, Bocaina (dentro do Cânion do Peixe Toló), Congonhas, Bocaina, Sumitumba, Cachoeira do Altar, Cachoeira do Peixe Cru, além do Cânion do Rio Preto e de um Campo de sempre vivas. São permitidas, também, esportes como o rapel, escalada, slackline, base jump, montains bike, etc.
Dentro dos domínios de vegetação citados acima, o Parque apresenta grande área dominada por campos rupestres e vegetação campestre, em que arbustos e arvoretas aparecem pontualmente, concentrado em capoeiras. A biodiversidade é vasta, como canelas-de-ema (Vellozia sp.), sempre-vivas, mixirico (Clidemia urceolata), etc.
Segundo concurso realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), é uma das 7 maravilhas da Estrada Real. Como forma de respeitar a capacidade de suporte do parque, somente 200 visitantes são permitidos por dia. Animais domésticos são proibidos, uma vez que trata-se de uma área destinada à biodiversidade silvestre.