Origem: Brasil, principalmente entre SC e a Bahia, passando pelo Sudeste;
Família: Melastomataceae;
Ecologia: espécie pioneira, nativa de grande parte do Brasil tropical, uma vez que apresenta ocorrência em áreas abertas e ensolaradas dos domínios da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, inclusive em áreas de campos rupestres e próximo das cidades (alteradas). Neste último caso, aparece de forma espontânea em áreas abandonadas, como pastagens:
Porte: arbusto lenhoso e baixo, com 0,5 a 2 m observados em região montanhosa de campos rupestres e matas semi deciduais de Conceição do Mato Dentro - MG;
Folhagem: folhas verdes, porém inicialmente vermelhas, muito semelhantes às das quaresmeiras, arredondadas a lanceoladas, com nervuras curvas bem evidentes. Apresentam abundantes tricomas em sua superfície
Floração: inflorescências axilares ou terminais, formadas por quantidade moderadas de flores pequenas, de brácteas vermelhas persistentes e pétalas brancas. Na região de Conceição do Mato Dentro (Monumento Natural Serra da Ferrugem e Parque Natural Municipal Salão de Pedras), ocorreram na primavera (novembro), porém podem aparecer ao longo do ano:
Frutificação: frutos carnosos apreciados pela fauna, formados ao longo de todo o ano;
Literatura: Caracterização de núcleos espontâneos de Clidemia urceolata DC. em áreas perturbadas da Mata Atlântica. Scielo. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cflo/a/Jj95pdJfyKPBjf6prt6n8rj/. Acesso em 18/11/2022.