Inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça e inaugurado em dezembro de 1994, o parque tem área de 176.000m², localizado no bairro Flávio Marques Lisboa, região do Barreiro, em Belo Horizonte. Em vários pontos, a altitude supera os 1000m e é possível avistar a Serra que emoldura o Parque Estadual Serra do Rola Moça.
Apresenta um pequeno lago e abriga o córrego do Clemente, que nasce na Serra do Rola Moça e é um afluente do Rio Arrudas (bacia do Rio São Francisco).
Quanto à vegetação, é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar, e espécies como copaíbas, mognos, lobeiras, aroeiras, pequis, paineiras, jacarés, ingás e jatobás. Além de grande quantidade de espécies ornamentais, nativas e exóticas, nas áreas de maior público, apresenta porções dominadas por ecossistemas naturais modificados, das fitofisionomias indicadas acima.
No entanto, contém, também, áreas dominadas por pinus e leucenas, espécies exóticas invasoras (principalmente as leucenas), além dos girassois-mexicanos, espécie naturalizada no Brasil, que produz uma flor amarela grande e ornamental, que tem potencial de colonizar amplas áreas - o que acontece no parque. Em todos os casos, a predominância destas espécies alteram localmente a paisagem.