Conjunto de espécies nativas do Brasil, do gênero Stigmaphyllon, popularmente conhecidas como cipós-de-ouro, membros da família Malpighiaceae. O nome popular deriva de sua característica de liana ou cipó, em que o comprimento é maior que a altura, e de suas inflorescências amarelas a douradas formadas ao longo da ramagem da planta, especialmente entre a primavera e o verão.
São trepadeiras lenhosas, raramente herbáceas, a arbustos escandentes ou eretos. As folhas são verdes, opostas, raramente alternas ou subopostas, reduzidas nas inflorescências, em formato arredondado a cordiforme na maioria das espécies. As inflorescências são umbelas formadas por várias flores de pétalas amarelas, com ou sem estrias avermelhadas, em formato de estrela ou cruz.
Estão presentes em todo o território brasileiro, em todos os domínios de vegetação (exceto os Pampas gaúchos), desde formações campestres a florestais: caatinga, campo rupestre, florestas deciduais e semideciduais, matas ciliares, florestas ombrófilas, manguezais e restingas.
Aparecem, inclusive, na zona urbana de forma espontânea, como nas imagens abaixo, sobre poste na cidade de Belo Horizonte - MG:
Ola, só para confirmar, mas o gênero Stigmaphyllon não é da familia Malpighiaceae?
Oi, Pedro, é sim! Eu errei no texto (o desconto é que o nome myrtaceae é um pouco parecido com malpighiaceae). Já corrigi, muito obrigado!