Biologia da Paisagem

Mirante do Parque da Serra do Curral.

Parque da Serra do Curral

Grande área natural presente ao longo da Serra do Curral, cartão-postal presente no extremo sul de Belo Horizonte, onde há o predomínio de vegetação típica de Cerrado, além de influência da Mata Atlântica e de Campos de Altitude (inclusive rupestres) presentes nas suas áreas mais elevadas e rochosas.

De forma geral, a vegetação local é composta por arbustos e herbáceas, com ocorrência irregular de árvores (médias a baixas), que aumentam de frequência à medida que se caminha para as encostas e os vales, onde ocorrem fisionomias florestais semideciduais.

Existem árvores de grande porte nas dependências do parque, como pinheiros (Pinus sp.) e eucaliptos (Eucalyptus sp.), porém são espécies exóticas que alteram a fisionomia geral do domínio de vegetação local. Nesta perspectiva, essas árvores são bastante prejudiciais para a qualidade paisagística:

Pinus no Parque da Serra do Curral.

Grupo de pinheiros presentes no Parque da Serra do Curral, em BH. Apesar de serem bonitos, afetam negativamente a fisionomia geral da paisagem local.

A altitude do local varia entre 1100m e 1500m, com clima tipicamente tropical de altitude, com estação seca bem definida e queda de temperatura no outono/inverno e chuvas abundantes na primavera/verão. Essas características climáticas justificam a composição de espécies:

Pau-santo (Kielmeyera speciosa);

Samambaiaçu (Dicksonia sellowiana);

Embiruçu (Pseudobombax grandiflorum);

Candeia (Moquiniastrum polymorphum);

Embaúbas (Cecropia sp.);

Marmeleiro-do-campo (Plenckia populnea).

Outras introduzidas no paisagismo local, normalmente mais presentes nas entradas (ou seja, não compõem a diversidade do parque propriamente dita):

 

Aroeira (Schinus molle)

Bromélia-de-porto-seguro (Aechmea blanchetiana)

Alface-d’água (Pistia stratiotes)

Aguapé (Eichornia crassipes)

O parque forma um corredor ecológico com as matas do Jambeiro, da Baleia e o Parque das Mangabeiras, de forma que tem potencial de diversidade de sua fauna. Predominam as aves, com cerca de 125 espécies, como a campainha-azul (endêmica do Cerrado), a águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus, típica de áreas montanhosas, como a Cordilheira dos Andes), jacupenga (Penelope superciliaris), coruja-buraqueira (Athene cunicularia), juruva-verde (Baryphthengus ruficapullus), maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes) e saira-amarela (Tangara cayana).  Entre os mamíferos, encontram-se o tatu-peba (Euphractus sexcinctus) e o quati (Nasua nasua) e, entre os répteis, o teju (Tupinambis merianae) e a cascavel (Crotalus durissus terrificus).

Vegetação do Parque da Serra do Curral.

Detalhe da vegetação de vale, mais arbórea, do Parque da Serra do Curral.

Vegetação do Parque da Serra do Curral.

Imagem bem ilustrativa, de como a vegetação é mais densa a medida que se distancia das cristas da Serra.

Deixe um comentário