Biologia da Paisagem

Fruto da lichia.

Litchi chinensis – lichia

Origem: China;
Família: Sapindaceae;
Ecologia: espécie de grande longevidade, típica de áreas ensolaradas de regiões subtropicais, portanto adaptadas a verões quentes e invernos moderadamente frios, sujeitos a geadas ocasionais.

É produzida em países onde há ocorrência desse tipo de clima, como a China, Austrália, EUA, México, Espanha e em outros mais tropicais, como a Índia, Madagascar e Indonésia. É considerada a fruta nacional da China.


No Brasil, foi introduzida no Jardim Botânico do Rio de Janeiro por volta de 1810 porém, comercialmente, só espalhou na década de 70 do século passado, principalmente no PR e nos estados do SE e CO, áreas tropicais do país, com estação seca e noites frias no meio do ano. Existem cerca de 200 cultivares no mundo.


Porte: árvore de grande porte - até 30m de altura;


Floração: ocorre durante o inverno, incentivada por baixas temperaturas;


Frutificação: cachos de frutos vermelhos de relevância econômica e potencial ornamental, formados entre o final do inverno e ao longo da primavera;


Fruto da lichia.

Detalhe do fruto da lichia, encontrado durante o começo do verão em BH.



Uso paisagístico: árvore pouco comum nas cidades brasileiras, porém indicadas para jardins residenciais e pomares em geral, especialmente nas áreas ao centro e sul do país.

Deixe um comentário