Biologia da Paisagem

Bonsai de ácer-japonês, com folhagem bem vermelha.

Acer palmatum ‘Atropurpureum’ – ácer roxo

Outro nome popular: ácer-japonês;


Origem: Japão;


Família: Sapindaceae;

Ecologia: espécie caducifólia, típica de locais iluminados e ensolarados de regiões temperadas, onde faz bastante frio durante o inverno - inclusive com neve - e as oscilações térmicas são grandes ao longo do ano. Nesses locais, adquirem linda tonalidade roxa durante a primavera, característica menos evidente aqui no Brasil, devido ao clima tropical.

Em nosso país, é mais indicada (e fica mais bonita) para áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, além de regiões serranas do Sul e da Serra da Mantiqueira, no Sudeste. Há muitas cultivares ornamentais, com folhas mais largas ou estreitas, que já nascem avermelhadas, rosadas, douradas, ou que apresentam margens vermelhas, entre outras.

Em regiões elevadas de Belo Horizonte e arredores (acima dos 100m de altitude), este bonsai está com cores muito bonitas:

Bonsai de ácer-japonês, com folhagem bem vermelha.

Lindo bonsai de ácer presente na Tirol Plantas, localizada no condomínio Miguelão, em Nova Lima. Esta localidade, climaticamente, é semelhante aos bairros elevados de Belo Horizonte.

 

Porte: árvore ou arvoreta de até 7m de altura e copa densa e arredondada, muito ornamental; Folhagem: folhas decíduas, verde-amarronzadas a vermelho-arroxeadas, a depender da época do ano, opostas, cartáceas, de margens serrilhadas. São compostas por 5 lobos que formam a imagem de uma estrela, sustentadas por pecíolo fino;


Floração: inflorescências teminais, em racemos formados por flores vermelhas discretas, formadas na primavera, junto do reaparecimento das folhas pós queda invernal;


Frutificação: sâmaras geminadas, dispersas pelo vento;


Uso paisagístico: árvore de excepcional efeito ornamental, principalmente pelo porte modesto aliado às folhas roxas estreladas, que formam copa de rara beleza na natureza. É ideal para arborização de jardins em geral, além de ruas (inclusive sob fiação elétrica), praças e parques, além de poder formar bonsais.

Deixe um comentário