Biologia da Paisagem

Nesta imagem, é possível ver como as flores do jeipapeiro variam do branco ao amarelo e dourado. Elas se formam durante a primavera.

Genipa americana – jenipapo

Outros nomes populares: jenipapeiro, jenipaca, jenipapinho, jenipaba, janapabeiro, janipapo, janipapeiro;


Origem: Brasil;


Família: Rubiaceae;


Ecologia: espécie semidecídua, nativa da América tropical, inclusive nos biomas Amazônia e Cerrado, desde a região Norte brasileira até o estado de São Paulo, seja em regiões de várzeas, brejos e igapós - onde há alagamento frequente - ou de terra firme, desde que seja bem úmida. Pode ocorrer tanto em formações primárias quanto secundárias. 


Porte: árvore de até 14m de altura e 60cm de diâmetro de tronco, de copa arredondada, bem ramificada, sustentada por tronco liso, manchado de cinza claro;


Folhagem
: folhas verdes, grandes, levemente coriáceas e glabras, elípticas, de filotaxia simples oposta e e ápice agudo;


Floração: flores em formato de estrela, formadas na primavera, inicialmente esbranquiçadas que, em pouco tempo, adquirem coloração amarelo a dourada. Pode haver árvores com flores hermafroditas ou somente masculinas (neste caso, sem produção de frutos):

Frutificação: baga globosa grande, formada também na primavera, felpuda, de cor marrom a cinza, cheiro forte, que pode ser consumida in natura. Apresenta polpa mole e cheia de sementes brancas. Muito utilizado na forma de vinhos e, principalmente, licores.

Apresenta, quando imaturos, a genipina, substância corante na cor violeta a azul-escuro utilizada pelos índios para se pintarem. É uma boa opção de cor azul, rara na natureza. Segundo a tradição popular, os frutos podem trazer diversos benefícios à saúde, porém parte carece de comprovação científica:

Uso paisagístico: pouco utilizada no paisagismo, é muito interessante para o plantio misto em áreas brejosas e degradadas de preservação permanente, inclusive fornece alimento para a fauna. 


Em Belo Horizonte, ocorre em alguns pontos da orla da Lagoa da Pampulha, até pela proximidade com a água mimetizar um pouco sua área de ocorrência natural:

Jenipapeiro presente junto ao Marco Zero.

Jenipapeiro presente junto ao Marco Zero, com a copa florida durante a primavera em BH. 30/11/2021

Jenipapeiro presente na orla da Lagoa da Pampulha.

Jenipapeiro presente na orla da Lagoa da Pampulha, perto da avenida Portugal. 17/05/2021

Jenipapeiro bem escondido.

Jenipapeiro bem escondido entre outras árvores na orla da Lagoa da Pampulha, próximo ao Mineirinho. 12/11/2021

Deixe um comentário