Biologia da Paisagem

Embaúba e, em detalhe, seu tronco e silhueta.

Árvores pioneiras: quem são e como são aplicadas no paisagismo?


Comuns em áreas degradadas (clareiras, beiras de estrada e áreas antropizadas em geral), onde há muita luminosidade, vento forte e temperaturas elevadas (efeito de borda de mata), as árvores pioneiras são heliófitas, têm crescimento rápido, ciclo de vida curto e porte mais modesto que as espécies secundárias e terciárias. Como exemplos, podemos citar Cecropia sp., Schizolobium sp. e clusia sp.

 

Árvores pioneiras são, como o próprio nome sugere, aquelas que aparecem primeiro após distúrbios ambientais, como em áreas desmatadas ou em uma clareira dentro da floresta. Crescem, principalmente, na fase jovem da mata (capoeira) a partir do 5º ano de sucessão ecológica e compõem as primeiras espécies arbóreas após o estabelecimento das herbáceas e arbustivas, normalmente associados a condições de alta luminosidade (são heliófitas), vento forte e temperaturas elevadas, ou seja, são altamente tolerantes aos efeitos de borda de mata.

 

A imagem abaixo mostra essa rusticidade das árvores pioneiras e o porquê de seres consideradas como tal. Têm potencial de crescimento em ambientes inóspitos, como entre rochas grandes, onde há pouco substrato e pouquíssimos nutrientes:


Embaúba vegetando em área muito pouco convidativa do Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto - MG.

Embaúba vegetando em área muito pouco convidativa do Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto - MG.



Como têm crescimento bastante rápido e ciclo de vida curto, têm o papel ecológico de fornecer sombra e condições para o crescimento de espécies secundárias e terciárias, de ciclo de vida mais longo, maiores e de crescimento mais lento, de caráter mais definitivo e que comporão o clímax florestal. Também podem aparecer tardiamente nas florestas, porém sem condições de regeneração por si mesmas e dependentes de distúrbios, como queds de árvore, incêndios, vendavais e ações humanas em geral, que aumentam a radiação local e favorecem o desenvolvimento de suas sementes estocadas no solo.

 

Talvez maior exemplo de pioneirismo esteja com as embaúbas (Cecropia sp.), que são muito comuns em áreas antropizadas, como beiras de estrada e em localidades semi-rurais. Apesar disso, também podem compor o paisagismo urbano de parques, como dentro do Parque Ecológico da Pampulha, em Belo horizonte - MG:

 



Outros exemplos de plantas pioneiras são os guapuruvus (Schizolobium parahyba) e as clúsias (Clusia fluminensis) também utilizado no paisagismo urbano.

 

 

Literatura:

 

LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 3ª edição. Volume 3. Nova Odessa-SP: Instituto Plantarum, 2021.

One thought on “Árvores pioneiras: quem são e como são aplicadas no paisagismo?

  1. Aw, this wass a reaally good post. Finding the time and actual
    effort tto generate a vedry good article… but what caan I say… I propcrastinate a whole lot aand never seem too geet anything done.

Deixe um comentário