Biologia da Paisagem

Detalhe da flor e das folhas do senécio-donfuso.

Pseudogynoxys chenopodioides – senécio confuso

Outro nome popular: trepadeira-mexicana, flama-do-méxico, jalisco; 

 

Família: Asteraceae;

 

Origem: México;

 

Ecologia: trepadeira rústica, perene, de crescimento moderado, típica de regiões tropicais ou subtropicais, em ambientes ensolarados ou semi-sombreados - neste caso, que ocorre quando a planta cresce dentro de ambientes florestais, como o Parque Lagoa do Nado, em BH, sua característica de trepadeira a permite alcançar porções da mata que recebem mais luz.


Senécio-confuso na borda de mata.

Senécio-confuso na borda de mata antropizada na orla da Lagoa da Pampulha, em BH.


Também podem se desenvolver rente ao solo, em caso de regiões mais abertas. É sensível ao frio, sendo pouco indicada para áreas susceptíveis a geadas do Sul do Brasil e áreas elevadas do Sudeste.

 

Porte: herbácea vigorosa, de ramos finos;

 

Folhagem: folhas verde-claras, cartáceas, cordiformes (em formato de coração), discolores, pecioladas, de margens bem serreadas;

 

Floração: inflorescências em capítulos grandes, solitários, bem vermelhos a alaranjados com centro amarelo, bem parecidos com uma margarida. Ocorrem ao longo de todo o ano, principalmente após o inverno climático - a partir do mês de setembro. Apesar de exótica, a planta está presente junto de árvore no interior do Parque Lagoa do Nado, em BH:

 

Detalhe da flor e das folhas do senécio-donfuso.

Detalhe da flor e das folhas do senécio-donfuso encontrado no Parque Municipal Lagoa do Nado, em BH.

 

 
Uso paisagístico: Além de apoiar-se em árvores - como em ambiente natural - pode ser utilizada em grades, pórticos, cercas, além de forrar solos na falta de suportes.

Deixe um comentário