Origem: China e arredores, como Laos, Myanmar, Taiwan, Tailândia, Tibet e Vietnã;
Família: Ericaceae;
Ecologia: espécie perene, rústica, subtropical, semi-decídua, obtida por hibridação, típica de locais ensolarados de regiões sujeitas a frio durante o inverno. Em Belo Horizonte, onde as temperaturas no mês mais frio variam entre 29 e 7ºC, com predomínio de sol e tempo seco, florescem com muita intensidade;
Porte: arbusto lenhoso, bastante ramificado, de até 1,5m de altura;
Folhagem: folhas pequenas, ásperas, numerosas, verde-escuras, que caem parcialmente nos períodos mais frios do ano;
Floração: flores simples ou dobradas, também numerosas, nas cores vermelho, roxo, róseo, branco, também listradas. Quando mantida sob poda, a planta pode exibir grande quantidade de flores. Em Belo Horizonte, foram observadas com muita intensidade durante o inverno (agosto):
Uso paisagístico: arbusto ideal para plantio isolado ou em grupos, na formação de maciços coloridos, normalmente mantido podado em formas arredondadas ou retangulares, tanto em jardins residenciais quanto em públicos. Também pode ser aproveitado como renques ou em vasos grandes.
Bastante comum na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, onde proporciona cenários muito bonitos em sintonia com a riqueza arquitetônica e histórica do local: