Biologia da Paisagem

Pilea nummulariifolia – dinheiro em penca

Outro nome popular: mini dólar;

 

Origem: Brasil e América;

 

Família: Urticaceae, a mesma da brilhantina;

Ecologia: planta nativa de regiões tropicais das Américas, em locais sombreados ou protegidos do sol intenso onde, devido a sua rápida multiplicação e ramificação, forma relvados sob a luz difusa. É intolerante às geadas que ocorrem no centro-sul do Brasil. Alguns dizem que essa plantinha atrai dinheiro, daí seus nomes populares; 

 

Porte: herbácea de comportamento reptante e porte muito baixo, de até 20cm de altura. Seus ramos são delicados e suculentos;

 

Folhagem: folhas pequenas, em tons verde-claros a amarelado, arredondadas e sulcadas em toda sua extensão, inclusive nas margens:

Detalhe das folhas verde-claras, pequenas e enrugadas do dinheiro-em-penca.

Detalhe das folhas verde-claras, pequenas e enrugadas do dinheiro-em-penca.

Floração: as flores são discretas, sem relevância ornamental;

 

Uso paisagístico: muito utilizada como forração, especialmente em locais pequenos, onde formam relvados muito interessantes, como nas convidativas entradas dessas casas no bairro Bandeirantes, em BH:  

Composição com o dinheiro-em-penca.

Típica composição com o dinheiro-em-penca nas cidades, em locais protegidos do sol e na frente das casas, no caso, na rua Verona, em BH.

Entrada de casa forrada com o dinheiro-em-penca.

Uma entrada de casa totalmente forrada com o dinheiro-em-penca na rua Palermo, em BH, um conceito muito interessante, a partir da ideia popular de que a planta atrai dinheiro. Também pode ser utilizada como planta pendente, em vasos e jardineiras. Nada mal, ein?!

Deixe um comentário