Outro nome popular: sicônoro;
Família: Platanaceae;
Ecologia: planta caducifólia, provável híbrido de plátanos europeus/asiáticos (P. orientalis) com americano (P. occidentalis);
Porte: árvore de 20 a 30m de altura, de ramagem vigorosa;
Tronco: espesso, bastante rugoso e com manchas claras pela esfoliação da casca. Lembra, em parte, o tronco do pau-ferro (Caesalpinia ferrea):

Árvore de incrível silhueta, com seu lindo tronco - até parecido com o do pau-ferro - e as folhas bem lobadas e verdinhas durante o verão.

Detalhe do belíssimo tronco do plátano, com suas folhas de formato característico e a avenida Abraão Caran, na Pampulha, atrás.

Detalhe do tronco e das folhas lobadas do plátano
Folhagem: folhas verdes no verão a amarelo-bronzeadas no outono, extremamente ornamentais, bastante recortadas em 5 lobos, típicas de árvores temperadas;
Floração: inflorescências masculinas e femininas esféricas, dispostas em 2 ou 3 por haste pendente, como se pode ver a seguir;
Frutificação: como se trata de um híbrido, não frutifica nem produz sementes;
Uso paisagístico: árvore muito utilizada na arborização de ruas e parques das cidades temperadas, onde sinalizam as 4 estações do ano. No Brasil, têm as mesmas finalidades, porém restrita a locais amenos a frios o sul e áreas elevadas do sudeste do Brasil. Em Belo Horizonte, há 2 plátanos na Avenida Antônio Abraão Caran, em frente à entrada da UFMG.

Detalhe das folhas e da pequena inflorescência do plátano, formada durante o verão em BH.
Como a cidade não registra temperaturas suficientemente baixas no inverno (normalmente, as menores marcas do ano ficam ente 6 e 9°C), a árvore não perde suas folhas e as cores outonais aparecem mais discretamente. Também há exemplares desta espécie na frente do shopping Contagem, na cidade de mesmo nome.

Plátanos presentes na avenida Abraão Caran, na altura da entrada da UFMG, em BH.

Plátano e sua folhagem amarela, mesmo no outono de Belo Horizonte.'

Plátano na área central de BH, dentro do IBAMA. Foto em 10/11/2023.

Um dos plátanos presentes na avenida Abraão Caran, na altura da entrada da UFMG, na Pampulha (BH).

Plátanos bem desenvolvidos em rua do bairro São Luiz/BH.
Eu acho o plátano muito lindo, tenho um exemplar dela no meu quintal e um liquidambar styraciflua também. Moro em BH. Talvez é porque não tenham notado, mas esses exemplares plantados aí em BH e em Contagem ficam bem amarelinhos sim e sem nenhuma folha no inverno. Meu liquidambar fica beem vermelho no outono e sem nenhuma folha no inverno. Acho que o tempo de exposição ao sol e o tipo de solo também contam pra mudança da cor. Os prédios aqui em volta tampam o sol no fim da tarde e juntando com o fato de que no outono temos menos tempo de luz do sol minhas arvores mudam a cor. Sou muito fã de arvores caducifólias.
Oi, Ronaldo, bom dia! O plátano eu já vi com folhas bem amarelas ou marrons, aqueles que estão perto do Mineirão. Os liquidâmbares que acompanho tenta passar pelo processo mas não completam (conheço uns 3 aqui na região da Pampulha). Mas que ótimo que alguns conseguem ir mais adiante no processo, é realmente muito bonito! Gosto muito delas também!